Organização · SimplicidadeS

Me Organizei #1: A Importância da Rotina

Oi amores, tudo bem?

Dia desses estava conversando com umas amigas “virtu” do grupo Vai um Café?, e elas falavam na dificuldade que tinham em se organizar e organizar a vida. Lembro que falei pra elas que hoje sou bastante organizada, o que nem sempre foi assim. E é verdade! Fui uma criança/adolescente MUITO DESORGANIZADA, meu quarto era uma zona e minha vida mais ainda. E depois de sofrer um bocado, me atrasando por não ter nada pra vestir ou por esquecer que tinha um compromisso, decidi ME ORGANIZAR!! E esse processo foi mais longo do que pensava, porém mais simples e viciante! Sim, quando você começa (de verdade!) a se organizar, vai querer aprender cada vez mais o que funciona pra você, o que facilita mais sua vida, o que faz você alcançar o que precisa no dia/mês/ano da melhor maneira.

Então, pra quem quiser seguir comigo e MANTER SUA VIDA MAIS ORGANIZADA, começamos hoje a jornada. Serão 5 posts, cada um contando um pouco de minha experiência pessoal, e hoje vou começar com algo que, pra mim, é INDISPENSÁVEL para começar e mais, MANTER a organização: A ROTINA!

Mas antes, algumas verdades pra vocês:

VOCÊ TEM QUE ENCONTRAR O QUE MAIS FUNCIONA PRA VOCÊ. Tem diversas maneiras que são usadas para esse fim: agenda, listas, planilhas, BuJo, etc. Você não tem que seguir o que eu faço, se aquilo não se aplicar a sua realidade, OK?

ORGANIZAÇÃO É UM PROCESSO CONTÍNUO!

Quanto mais você se aprimorar, mais fácil e simples será de se manter organizado.

SER ORGANIZADO NÃO SIGNIFICA SER UM ROBÔ, CRONOMETRAR SUA VIDA, OU CUMPRIR 100% DE TUDO NA HORA PLANEJADA.

Nós não queremos perder a autenticidade, a saúde, a alegria de viver com rotinas rígidas e milhões de atribuições, então se permita fazer as coisas quando estiver bem, sem neuras. Afinal isso é uma vida, OK?

Voltando, vou deixar com vocês a primeira dica e mais importante para quem quer começar a ser organizar: FAÇA UMA ROTINA SEMANAL, COLOCANDO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA E QUER FAZER NOS HORÁRIOS QUE VOCÊ DISPÕE.

Por exemplo, essa é minha rotina (fiz nessa planilha do WILLIAM DOUGLAS, pois ela é mais funcional, mas você pode fazer do jeito que quiser).

20161005_0958461
Como é minha rotina durante a semana

Nela, coloquei desde coisas que preciso fazer: Trabalho, Estudos, Cuidados com Davi, Cuidados com a Casa, até horários para fazer coisas que quero fazer: Posts no Blog, Exercícios, Lazer (horário que tenho para fazer tudo o que quiser). Como tenho uma rotina BEM ATAREFADA, tenho poucos horários livres, mas vocês podem fazer de acordo com a realidade de cada um.

Pra me ajudar mais ainda, tenho umas listas TO DO diárias. São coisas que PRECISO fazer todos os dias, no trabalho, em casa, com Davi. Deixo essas listinhas em lugares de fácil visualização, para lembrar de coisas importantes que devo fazer todo dia.

20161005_0959451
Listas de afazeres diários!

Ah, mais um diquinha, que servirá para o próximo post: tenha sempre em mente as coisas que você quer executar durante o ano/o mês/o dia, assim você não termina o ano com aquela sensação de que não fez “nada da vida”, certo?

20161005_0959281
Tenho um plano de metas para o ano, que procuro ver sempre para ter certeza que estou cumprindo tudo!

Espero que tenham gostado e que ponham em prática essa ideia de rotina na vida de vocês. 🙂

Xêro Grande!

10 comentários em “Me Organizei #1: A Importância da Rotina

  1. O meu ano tem 365 dias, mas não começa em janeiro. Como cresci na Europa, eu tinha as famosas férias de verão em julho e agosto e mantenho isso comigo, mesmo estando cá em São Paulo.
    Aqui em Sampa, janeiro é um mês perfeito para rodar a cidade porque muita gente viaja e a cidade fica vazia. Aproveito para curtir os meus espaços favoritos.
    Também aprendi ao longo do tempo que eu faço o meu tempo e, que organizar-se é mais fácil quando respeitamos o nosso time. Funciona para mim… e olha que eu tenho muitos dead lines. rs

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não sei dizer o quanto ADOREI esse post, muito feliz por vc ter feito. Diquinhas simples e um alivio ao ler que nao precisa ser um robo. Não sigo meu bujo, fico semanas sem tocar nele e ando muito frustrada. Fico ansiosa querendo tudo mas nao consigo me organizar. O legal é que quando a gente começa a organização no papel tudo flui, nossa mente fica mais organizada e trabalha melhor.
    Obrigada pelo post, me senti aliviada. Vou aguardar com carinho os proximos

    Beijos flooooor

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pri, acho que o melhor, para começar, é anotar num papel todas as atribuições, o que você deve/quer fazer e distribuir nos seus horários. Assim, se tem uma ideia inicial sobre as atribuições que você tem e os horários para fazê-las, ao inves de deixar tudo pra última hora!
      Fico muito feliz que tenha gostado!!!
      Xêro grande!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Brigada mesmo, Simone!!! Acho mesmo que a criação da rotina é o primeiro passo pra você se organizar, sabe. Quando você começa o dia já sabendo o que quer e precisa fazer, não fica tão perdido e frustrado por não realizar o que precisa! 🙂
      Xêro grande!

      Curtir

  3. Meu Deus quanta organização.. fiquei até envergonhada, acredita que as vezes passo o dia todo sem fazer nada pq não sei exatamente o que fazer? Ain me ajuda.. será que você pode enviar esses documentos no email pra mim? Meu Deus, preciso disso ai! Importante tbm, por onde eu começo ja que sou totalmente perdida? ushaushauhauhs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, também já fui muuuito desorganizada, sabia? Mas precisei me organizar, senão não faria nada… Vou te mandar esse quadro de horários, acho que pra começar você tem que listar tudo o que tem precisa e quer fazer, e colocar na rotina.
      Assim, você não fica o dia todo a toa, e faz muitas coisas legais! 🙂
      Xero grande!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

