Divagações... · Estive Pensando

Resiliência, esperança, fé – o que me move

mas-como-sabem-pode-se-encontrar-a-felicidade

A gente passa por tanta coisa na vida, não é mesmo? Ventos, tempestades e até mesmo furacões assolam nossas vidas quando menos esperamos, e o que sobre de nós no meio disso é um monte de cacos a serem recolhidos, lágrimas e uma pontinha de desespero (algumas vezes, muito disso tudo).

Posso me considerar privilegiada nesse mundo, pois nunca tive que enfrentar “grandes catástrofes” nesses meus 27 anos de vida. Mas nem por isso passei todos esses anos numa calmaria, sem percalços e dificuldades. Muito pelo contrário. Tive alguns momentos de crise: familiar, quando meus pais se separaram; no casamento, quando iniciei uma vida com esposo e filho, tudo de uma só vez; existencial, quando me vi grávida de um dia pro outro, sem saber o que fazer…

Alguns momentos difíceis fazem parte da vida, e viver é justamente essa “montanha-russa” que sobe e desce todo o tempo, onde às vezes estamos em cima, vivendo a adrenalina, e outras em baixo, desesperados, encolhidos e com medo. É só que, às vezes, não conseguimos tirar da nossa cabeça essa sensação de tristeza, de desânimo, de desesperança, de que tudo vai dar errado o tempo todo e que nunca vamos sair dessa “vibe” chata em que estamos. E isso é perigoso, sabe?

Há um tempo atrás (e, reconheço, diversas vezes durante toda minha vida) me senti exatamente como expressei acima. Vinha de uns anos ruins, de um período difícil em que nada parecia se encaixar, como se fosse perder tudo o que mais amo num piscar de olhos. Sim, deixei o medo me dominar por um tempo, mas consegui me superar, mais uma vez, com ajuda de anjos que Deus colocou no meu caminho, e com um “empurrãozinho” de uma palavra que ouvi uma vez, de um professor do cursinho, quando estava em outro momento punk, e que me tocou profundamente. Ele me falou de RESILIÊNCIA, palavra que significa “aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico”. Essa palavrinha meio estranha me acompanha em todas, sim, TODAS as minhas “crises”, e me ajuda a passar por cima de todos os obstáculos que tenho na vida. Sempre que estou triste, com medo, desesperada até, me lembro de tudo o que já passei. Me lembro que sou forte, que consigo passar por tudo aquilo de cabeça erguida, que tudo vai passar e que não devo “pirar” com as coisas ruins, pois são temporárias.

Acho que isso é o que move tantas pessoas que passam por problemas mais difíceis que os meus, a esperança de que tudo vai melhorar, a fé na vida e em Deus, aquela ideia de “Poliana”, de ver o lado bom da vida. Essa força, essa fé, chamo de RESILIÊNCIA. É o que me faz superar cada pedra que encontro no meio do caminho, que me faz amadurecer após transpassar os percalços da vida, de superar meus medos e continuar caminhando.

O segredo da vida, acho, é isso mesmo. É passar pelas fases ruins com fé e esperança, sabendo que tudo vai passar. É passar pelas fases boas aproveitando cada momento, saboreando cada experiência, de cabeça erguida, de sorriso no rosto, com um coração cheio de amor. E é assim que vencemos os gigantes, que movemos as montanhas, que seremos vitoriosos na vida.

Basta olhar com SEMPRE com esperança e positividade, mesmo nos momentos mais difíceis.

Ou, como dizia o sábio Dumbledore, “Mas como sabem pode-se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz”.

Xero grande amores!

5 comentários em “Resiliência, esperança, fé – o que me move

  1. Mari, tento muito ser uma pessoa positiva. As vezes é cansativo e frustrante, especialmente com o mundo do jeito que está, mas tenho aprendido que o que somos depende somente de nós mesmos e como podemos ser melhor para aqueles que amamos.

    Amei seu texto, que traduz e aconselha exatamente isso!
    Beijos, da amiga!

    Curtir

Deixe um comentário

