fUtilidades · SimplicidadeS

Para seu armário e pra vida: Comprando consciente com o Moda Livre

Sempre fui uma garota que gostava de moda: SEMPRE! Mesmo quando era adolescente e “fingia” que não ligava pra me vestir ou me cuidar. Mas nunca me preocupei, de verdade, com o que estava vestindo: se era produzido com uso de mão de obra escrava, desrespeitando direitos humanos e trabalhistas. Tudo o que queria era gastar o mínimo possível com as roupas que comprava, e voltar pra casa com um sorriso triunfante de quem “comprou 10 peças de roupa e não gastou nem R$200,00”. Sem exageros, a pura verdade, gente!

Pois é, não me orgulho disso hoje, principalmente depois que iniciei o Armário Cápsula. Percebi, ao longo desses 08 meses de AC, que QUALIDADE conta bem mais do que quantidade (afinal, vou usar aquelas roupas por um boom tempo), e que algumas questões, antes desimportantes, são hoje fundamentais na hora das compras.

E a principal questão que tem me incomodado hoje, é: Será que estou comprando roupas de marcas conscientes, no tocante a fabricação das mesmas? Infelizmente, quando fiz uma pesquisa na net, a resposta foi NÃO. A Riachuelo, marca que mais amo, foi condenada a pagar R$10 mil a uma costureira que trabalhava em regime de quase escravidão. Isso precisa mudar, nossos hábitos de consumo precisam mudar.

Aí que entra um APP fantástico, o Moda Livre. Ele classifica as empresas cadastradas se utilizando de quatro variáveis: políticas, monitoramento, transparência e histórico. Através dessa pesquisa, são classificadas em três categorias: VERDE, AMARELA e VERMELHA. E pasmem, apenas 5 marcas receberam a classificação VERDE. São elas:

Marcas VERDES: Scene, Malwee Brasileirinhos, Malwee, C&A e Carinhoso.

Roupas da loja SCENE!

Fiquei MUITO FELIZ em tomar consciência disso (não é muito, mas já é um começo), e a partir de agora vou preferir comprar apenas nessas lojas, ou em outras que encontrar por ai, todas com proposta mais consciente e sustentável. Bom saber que essas marcas não são caras e que tem muuitas peças lindas.

Quem topa iniciar esse processo de conscientização comigo?? Vamos??

Xero grande!

P.S.: QUEM CONHECER MARCAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTES E POSSA ME INDICAR, FICAREI GRATA, OK?

11 comentários em “Para seu armário e pra vida: Comprando consciente com o Moda Livre

  1. Mari, que legal o post (e a iniciativa).
    Acho que eu posso agregar com o incentivo a marcas pequenas. Geralmente, as marcas que produzem em grande escala, tem uma consciência ambiental muito menor do que as marcas que tem produção própria (alem da mão de obra ser bem mais bacana!).

    Beijos e parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verinha, acredita que pensei nisso quando escrevi? Queria muito comprar em marcas pequenas, mas não conheço nenhuma… Poderia me indicar algumas? De preferência, com compra online, assim posso adquirir as peças daqui do interiorrr!! 🙂
      Xero

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

