Sem categoria

O que é ser feliz?

11255451_653795851419099_1561546921545647347_n

Muita gente se pergunta sobre o sentido da felicidade. Se questionam se são realmente felizes, ou se a felicidade um dia irá “bater em suas portas”. Outros esperam que algo muito esperado aconteça, e imaginam que, quando aquele desejo se realizar, irão ter a tão sonhada felicidade.

Já vi pessoas dizendo que “não são realizadas”, que estão “no meio de uma enorme confusão”, que não conseguem “encontrar a felicidade”. Começam e recomeçam milhões de coisas, mas nunca alcançam o que desejam. E parando pra ver todas essas pessoas, tão iguais a mim, em tantos aspectos diferentes, foi que percebi o quando já pensei assim. O quanto já busquei o “pote de outro atrás do arco-íris”, o quanto já sofri e me angustiei buscando ser feliz. Mas, depois de tudo o que passei ano passado, depois de todos os problemas que vi crescerem dentro de mim, depois de tanto choro e desespero por um monstro que só existia na minha mente, foi que aprendi, de verdade, o que é ser feliz. E, sabem, era bem diferente do que eu pensei minha vida inteira.

Ser feliz não é ter uma casa luxuosa, um carro importado, passar as férias no Caribe, ir pra todas as festas badaladas ou ganhar na megassena. Ser feliz não é ser o mais bonito, o mais rico, o mais inteligente, ou o mais popular da turma. Tudo, tudo isso mesmo, é apenas uma noção distorcida da realidade, que a sociedade, o comércio, o capitalismo, o mundo (ou como queiram chamar), mostram erroneamente pra todos nós.

Ser feliz é estar satisfeito com quem somos (e não com o que temos), é ter paz interior, pessoas amadas ao redor (não importa a quantidade), é ser agradecido por todas as pequenas coisas que temos. Ser feliz é ter Deus no coração, é ajudar a quem precisa, não ter vergonha de sorrir quando caímos, não se importar com o que pensam de nós. Ser feliz é acordar tarde no domingo, ver um pôr-do-sol bonito, é ter saúde em você e em quem você ama, é poder levantar todos os dias e poder ir trabalhar. É abraçar seus pais, beijar seu filho, comer algo gostoso, sentar na calçada pra conversar depois de um dia cansativo. É ter esperança, amor, paz, calma… É saber que tudo vai ficar bem, mesmo que não esteja, é fazer algo que amamos, mesmo que seja algo pequeno, todos os dias. É ouvir música, ler um livro, ver uma série, jogar um jogo divertido, comprar algo novo, doar algo que não use mais. É subir cada degrau, de cada vez, e se divertir, mesmo que ainda não tenha alcançado tudo o que deseja. Pois a felicidade realmente está nessas pequenas coisas que às vezes nem notamos, mas que estão lá pra nos mostrar que somos os mais sortudos do mundo. A felicidade não é o prêmio que alcançamos, ou alcançar o que almejamos, isso é apenas mais um motivo pra ser feliz. A felicidade, como um dia ouvi de alguém, é a jornada. É tudo o que vivemos, o dia a dia, quando bem vivido, não importa o quanto temos, apenas o que somos.

Anúncios

9 comentários em “O que é ser feliz?

  1. Sabe Mari,
    Eu me pego pensando diversas vezes se sou uma pessoa feliz. Em alguns momentos, penso comigo que não, mas depois me arrependo e penso em como sou feliz com aquilo que posso. Não digo nem de bens materiais, mas de momentos, pessoas. Aqueles pequenos por-do-sol que vemos no fim da tarde que nos fazem refletir e se maravilhar com a beleza do universo.. Por esses pequenos momentos, somos felizes. É só questão de ser. Ser mais positiva, mais confiante, mais radiante, cabeça firme e lutadora pelos meus ideais 😉
    Amei a reflexão!!!
    Beijinho

    Curtido por 2 pessoas

    1. Concordo com você, Lê! E foi realmente nesse ponto que um dia estava conversando com uma amiga, e ela dizendo exatamente o que você falou aqui.
      Não adianta reclamar do que não temos, e sim sermos agradecidos pelo que temos e buscar o que almejamos com garra.
      É isso que tenho feito, e tem me deixado muito feliz!
      Xero

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s