fUtilidades · SimplicidadeS

De mãe para mães: Como escolher a escola do filho?

escola1

 Oi amores, como estão??

Estou muito feliz hoje, principalmente porque Davi está bem melhor, sem gripes até agora (graças a Deus!)… Pensei em postar hoje minhas respostas da TAG “That’s True?”, afinal hoje é o dia da Mentira 🙂 , mas resolvi esperar as meninas do Amigas e Vaidosas responderem primeiro, daí… tive uma ideia de falar sobre um tema que me preocupou um pouquinho desde o fim do ano passado: a escola de Davi.

Então, ele começou a estudar esse ano, com três anos, e achei essa idade boa (se bem que, se eu não trabalhasse, teria adiado um pouco mais), pois ele já não é tão pequeno, faz xixi tranquilo, sem precisar de fralda. Para as mães que não tem com quem deixar o bebê, porém, acho que não tem problema colocar antes para estudar, se bem que às vezes dá uma pena, não é??

Pois é, nesse processo, minha maior preocupação foi a escolha da escola. Essa etapa é a mais importante, sem dúvidas, pois a escola será responsável pela socialização e educação do seu filho, então deve ser bem escolhida. Das muitas pesquisas que realizei na minha BF – internet – coloquei abaixo as que levei em consideração em minha escolha, e considero as mais importantes de se observar, na prática:

1. Pesquise muito – No meu caso, visitei quase todas as escolas da cidade (como moro em uma cidade pequena, não foram muitas!), e não me arrependo, pois ir em cada uma das escolas é bem importante para escolher a mais adequada para seu filho.

O que observar nas escolas/critérios de eliminação:

2. Espaços da escola Observei a segurança do ambiente, o parquinho, a sala, banheiro… Na escola que Davi estuda, gostei muito pois a sala é bem ampla, tem banheiro dentro (achei bem relevante isso!), salinha do soninho, o parquinho é bem conservado, os brinquedos são adequados para a idade dele, além de haver câmeras em todos os ambientes e segurança na portaria.

3. Limpeza do ambiente – Olhar se a escola é limpa, salas, banheiros, é muito importante também!

4. Confira também os valores da escola, material didático e metodologia – é interessante escolher uma escola com valores parecidos com o seu, pois as festinhas e o que vai ser ensinado vão ser semelhantes aos seus pensamentos (se bem que não acho isso essencial!). Quanto ao material e a metodologia, não acho que seja tãooo importante, mas observei isso na escola de Davi, durante uma visita que fiz no ano letivo, e aprovei!!

5. Número de professores e crianças na sala – Sério, achei bem relevante isso, pois não acho legal colocar muitas crianças numa sala, nem acho que uma professora só dá conta de tudo. Na escola de Davi, são 20 crianças e duas professoras (o que achei bem razoável, se considerarmos que em muitas escolas tem até 30 crianças na sala!!!).

6. Localização – Um dos critérios de eliminação que utilizei. Não adianta encontrar a “escola perfeita” se fica distante de casa ou do trabalho dos pais. No meu caso, a escola de Davi é no caminho entre a minha casa e o meu trabalho, o que facilita muito para mim!

7. Preço – O segundo critério de eliminação! Quando você gosta de mais de uma escola, mas uma delas é muito cara (aconteceu comigo!), pode ser que o preço da mensalidade faça a diferença no momento de escolher.

8. Leve a criança – o passo final (e decisivo!)! Levei Davi em 3 escolas, as que mais gostei, e foi muuuuito produtivo, pois serviu para confirmar nossa escolha. Não importa se você ama a escola, se seu filho não for bem recebido nela (aconteceu comigo 2!). Lembre-se: A escolha é do seu filho, afinal, ele que vai estudar lá, não é mesmo?

Espero que tenham gostado das dicas, e que sejam úteis, para vocês ou alguém que conheçam.

Caso tenham alguma dica a acrescentar, me digam nos comentários!!

Bjuss

Mensagem do Dia: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? (Sl. 139:7)

2 comentários em “De mãe para mães: Como escolher a escola do filho?

Deixe um comentário

